Quem Somos

Home / Quem Somos

 

Cabaré Vagabundo

 

O Grupo Oriundo de Teatro já carrega em seu nome o que há de mais precioso em suas origens.

Após algumas primeiras experiências com colaboração de diferentes atores e diretores, o grupo configurou-se em 2007, quando Anna Campos e Enedson Gomes se uniram para montar um espetáculo escrito e dirigido por Antonio Hildebrando. “O Lustre” ganhou grande repercussão na crítica o no público mineiro, abrindo portas para o coletivo que acabava de nascer. O espetáculo garantiu reconhecimento da imprensa e dos espectadores ao cumprir agenda de apresentações em diversas cidades e festivais dentro e fora de Minas Gerais.

A partir do mesmo trio motor de “O Lustre”, estreou, em 2009, “Por Quem Choram as Samambaias?”. Mais uma vez protagonizado por Anna Campos e Enedson Gomes e com direção e texto de Antonio Hildebrando, esse segundo espetáculo foi reconhecido em festivais e premiações (garantiu, por exemplo, uma indicação a Enedson Gomes ao prêmio de Melhor Ator pelo prêmio SESC/SATED daquele mesmo ano e cinco prêmios no Festival de Campo Mourão, incluindo Melhor Espetáculo).

Agraciado pelo prêmio FUNARTE MYRIAM 2009 surge um musical voltado para o público infantil, o espetáculo “Quem Pergunta Quer Resposta!”. Explorando recursos e linguagens até então não trabalhados pelo grupo, o espetáculo é a primeira montagem do coletivo concebida para rua. Mais uma vez escrita e dirigida por Antonio Hildebrando, a peça estreou em 2010 e, nesse mesmo ano, foi contemplada com os prêmios USIMINAS/SINPARC de Ator Revelação e Melhor Trilha Sonora Original para Tatá Santana ede Melhor Ator Coadjuvante para Enedson Gomes, entre um total de nove indicações.

Após dois anos de pesquisa, surge o musical Cabaré Vagabundo, realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio da V&M do Brasil. Em “Cabaré Vagabundo”, o Grupo Oriundo reflete sobre o próprio ofício. Sucesso de público, o espetáculo questiona as formas de financiamento de cultura no nosso país e mostra a busca desenfreada de artistas por um lugar ao “sol”. Também neste ano (2011), o Grupo ganha uma nova e importante integrante, a atriz Isabela Arvelos.

Em 2012, o Grupo Oriundo de Teatro venceu o “Edital de Ocupação do Galpão 3 da Funarte MG”, elaborando, a partir de seu próprio repertório e de diversas produções de amigos e parceiros, uma extensa e variada programação de 5 meses por meio do projeto “Artes Cênicas Mês a Mês”.A ocupação da Funarte foi um importante passo para o coletivo evoluir não apenas como um grupo de atores e encenadores, mas também como produtores e provedores culturais.

Ainda em 2012, o grupo estreou “O Mistério da Bomba H_”, um musical voltado para o público infanto juvenil. Em 2013, a peça foi indicada em 12 categorias do prêmio Usiminas Sinparc, incluindo “Melhor Espetáculo” e garantiu os prêmios de Melhor Ator para Enedson Gomes, Melhor Ator coadjuvante para Diego Krisp, Melhor direção para Anna Campos e Melhor texto para Antonio Hildebrando.

Em 2013, o grupo fecha parceria com a empresa Arcelor Mittal, e passa a ser um dos programadores do projeto “Diversão Em Cena ArcelorMittal” que leva espetáculos para infância e juventude as cidades de Belo Horizonte, Sabará, Juiz de Fora, João Monlevade, Itaúna (MG) e Piracicaba (SP). Em 2014, agraciado com o Fundo de Cultura de Belo Horizonte, o grupo ocupa as praças de Belo Horizonte com o projeto “Oriundo Para Crianças”.

Em 2014, a convite do SESC, a peça “O Mistério da Bomba H_” participou do projeto Palco Giratório 2014, percorrendo de março a novembro cerca de 16 estados brasileiros. Além das apresentações o grupo pôde desenvolver oficinas e participar de intercâmbios com outros artistas locais.

Em 2016, o Grupo Oriundo circulou pelo interior do Estado de São Paulo através da Viagem Teatral SESI 2016, com o espetáculo “O Mistério da Bomba H____”. Também neste ano, houve a estreia de “A Festa do Pijama”, fruto de criação coletiva e de pesquisa cênica e musical do Grupo Oriundo de Teatro. Outra novidade foi a execução do projeto Artes Cênicas Mês a Mês, em Cariacica, no Espírito Santo. Um cronograma intenso de apresentações das diferentes modalidades das artes cênicas e atividades formativas foi desenvolvido através do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

E agora em 2017, o coletivo retorna com um novo espetáculo: Escola de Heróis! O espetáculo infanto-juvenil conta com atores e, pela primeira vez na história do grupo, com bonecos em cena, mais sonoplastia executada ao vivo. Além disso, está programada para os meses de agosto e setembro uma nova edição do Artes Cênicas Mês a Mês. As atividades acontecerão novamente em Cariacica e agora em novo espaço: na cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais.

O coletivo é motivado por um princípio básico: promover cultura para além de barreiras, falar com a mesma propriedade aos iniciados e não iniciados. Apresentar, entreter e, ainda assim, provocar. Abrir as portas e, de carro, a pé ou de avião, ir aonde o povo está. Um grupo que passeia, um grupo que se arrisca para fora de qualquer zona de conforto e corre ao encontro de seu público, mas um Grupo Oriundo de Teatro. 

TwitterBlogger  fbiconn
 
 
TwitterBlogger
  • Rua Suzana Maria, 325. Bairro Jardim Paquetá. Belo Horionte/ MG. Brasil.
  • (31) 3267-3712